Tetracon-eólica-827x433
04 • MAIO • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

Dinamarca produz a partir do vento 140% de sua demanda por energia elétrica

A energia eólica vem crescendo cada vez mais em diversas partes do mundo como fonte alternativa e sustentável para a geração de eletricidade. As vantagens para o meio ambiente são inúmeras: trata-se de uma fonte inesgotável de energia, que além de não emitir gases poluentes nem gerar resíduos, contribui o para o desenvolvimento das comunidades nos locais onde os parques eólicos são instalados.

Compatíveis com outros usos do terreno, como agricultura e criação de gado, estes direcionam investimentos para áreas desfavorecidas, gerando empregos e movimentando a economia local.

Com um forte programa de construção de parques eólicos, a Dinamarca foi capaz de atingir o valor de 140% da sua demanda interna, compartilhando o excedente com outros países europeus. Entenda mais sobre a energia eólica neste país, e como o Brasil vem atuando neste sentido:

A produção eólica na Dinamarca

De acordo com os dados do site do sistema de transmissão dinamarquês, o país foi capaz de produzir em um único dia, a partir de fontes eólicas, energia suficiente para não somente atender 100% da sua demanda interna, mas também exportar para países como Alemanha, Noruega e Suécia.

Estes países possuem um sistema elétrico capaz de armazenar energia para uso posterior, recebendo o excedente através de redes de compartilhamento. Os ventos excepcionais durante este dia permitiram à Dinamarca atingir este valor mesmo com seus parques eólicos operando abaixo de sua capacidade total.

Os números da Dinamarca são um indicativo da possibilidade de utilização de fontes de energia renovável no mundo: o país tem potencial para estar produzindo metade de sua demanda por eletricidade a partir de fontes renováveis antes de 2020.

Nos próximos anos, devem ser construídos parques eólicos on-shore, garantindo a produção de 0.5GW, e off-shore, com capacidade de 1.5GW. O exemplo dinamarquês aponta para a necessidade de atualização da infraestrutura de produção de energia no continente europeu, bem como para a importância da abertura das fronteiras e o aumento da interligação entre os país, como forma de comercializar energia elétrica proveniente de fontes limpas.

A energia eólica no Brasil

Ainda incipiente, a produção eólica corresponde no Brasil a 5% da matriz elétrica nacional, atingindo a marca de 7GW. A maior parte dos parques eólicos brasileiros se encontra concentrada nas regiões Nordeste e Sul, porém há potencial para a produção de energia a partir do vento no país como um todo.

Somente no ano de 2015, mais de 100 usinas eólicas entraram em operação no Brasil, um crescimento de cerca de 57% da capacidade instalada, que vem atraindo investimentos de grandes empresas internacionais.

A utilização de energia eólica significa um grande passo na direção do desenvolvimento sustentável, por se tratar de uma fonte renovável e limpa.

Dado o vasto território nacional, e o potencial eólico apresentado, os números relacionados à esta forma de geração de energia elétrica devem crescer nos próximos anos, atuando como alternativa à produção hidrelétrica que corresponde atualmente a 95% da matriz energética do país, e evitando seus impactos ambientais, como a destruição da vegetação natural, o assoreamento do leito dos rios, e a extinção de diversas espécies de animais aquáticos.

E você, já conhecia as vantagens da energia eólica? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Piso-Drenante-Tetracon-1-827x433

Concreto Permeável: o que é? Quais são suas vantagens?

Mesmo que ainda incipiente no Brasil, a tecnologia do concreto permeável ou poroso, vem cada vez mais, sendo mais adotada por projetistas e construtores. Sua extrema aceitação no mercado surge por ser uma alternativa viável e econômica para aumentar a permeabilidade dos terrenos em áreas submetidas a cargas reduzidas.

VER MAIS
Tetracon-Custo-de-uma-obra-827x433

Estimativa de custo de uma obra

Fazer a estimativa do custo de uma obra não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Existem métodos eficientes que tem como objetivo oferecer uma estimativa aproximada dos valores associados com as operações e gestão da obra…

VER MAIS
Nova-Lei-de-Calcadas

Guia Completo: Nova Lei de Calçadas de Goiânia

As calçadas são elementos de destaque no urbanismo das cidades. Uma cidade com calçadas padronizadas, bem estruturadas e seguras, garante os deslocamentos urbanos das pessoas, a acessibilidade e a travessia segura de pedestres e ciclistas.

VER MAIS
paver-qualidade-827x433

Reconheça um bom paver

No momento da escolha dos blocos a serem utilizados em pavimentos intertravados são comuns entre consumidores e projetistas dúvidas com relação aos produtos oferecidos no mercado.

VER MAIS