Tetracon-eólica-827x433
04 • MAIO • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

Dinamarca produz a partir do vento 140% de sua demanda por energia elétrica

A energia eólica vem crescendo cada vez mais em diversas partes do mundo como fonte alternativa e sustentável para a geração de eletricidade. As vantagens para o meio ambiente são inúmeras: trata-se de uma fonte inesgotável de energia, que além de não emitir gases poluentes nem gerar resíduos, contribui o para o desenvolvimento das comunidades nos locais onde os parques eólicos são instalados.

Compatíveis com outros usos do terreno, como agricultura e criação de gado, estes direcionam investimentos para áreas desfavorecidas, gerando empregos e movimentando a economia local.

Com um forte programa de construção de parques eólicos, a Dinamarca foi capaz de atingir o valor de 140% da sua demanda interna, compartilhando o excedente com outros países europeus. Entenda mais sobre a energia eólica neste país, e como o Brasil vem atuando neste sentido:

A produção eólica na Dinamarca

De acordo com os dados do site do sistema de transmissão dinamarquês, o país foi capaz de produzir em um único dia, a partir de fontes eólicas, energia suficiente para não somente atender 100% da sua demanda interna, mas também exportar para países como Alemanha, Noruega e Suécia.

Estes países possuem um sistema elétrico capaz de armazenar energia para uso posterior, recebendo o excedente através de redes de compartilhamento. Os ventos excepcionais durante este dia permitiram à Dinamarca atingir este valor mesmo com seus parques eólicos operando abaixo de sua capacidade total.

Os números da Dinamarca são um indicativo da possibilidade de utilização de fontes de energia renovável no mundo: o país tem potencial para estar produzindo metade de sua demanda por eletricidade a partir de fontes renováveis antes de 2020.

Nos próximos anos, devem ser construídos parques eólicos on-shore, garantindo a produção de 0.5GW, e off-shore, com capacidade de 1.5GW. O exemplo dinamarquês aponta para a necessidade de atualização da infraestrutura de produção de energia no continente europeu, bem como para a importância da abertura das fronteiras e o aumento da interligação entre os país, como forma de comercializar energia elétrica proveniente de fontes limpas.

A energia eólica no Brasil

Ainda incipiente, a produção eólica corresponde no Brasil a 5% da matriz elétrica nacional, atingindo a marca de 7GW. A maior parte dos parques eólicos brasileiros se encontra concentrada nas regiões Nordeste e Sul, porém há potencial para a produção de energia a partir do vento no país como um todo.

Somente no ano de 2015, mais de 100 usinas eólicas entraram em operação no Brasil, um crescimento de cerca de 57% da capacidade instalada, que vem atraindo investimentos de grandes empresas internacionais.

A utilização de energia eólica significa um grande passo na direção do desenvolvimento sustentável, por se tratar de uma fonte renovável e limpa.

Dado o vasto território nacional, e o potencial eólico apresentado, os números relacionados à esta forma de geração de energia elétrica devem crescer nos próximos anos, atuando como alternativa à produção hidrelétrica que corresponde atualmente a 95% da matriz energética do país, e evitando seus impactos ambientais, como a destruição da vegetação natural, o assoreamento do leito dos rios, e a extinção de diversas espécies de animais aquáticos.

E você, já conhecia as vantagens da energia eólica? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Paver-Tetracon2-827x433

Pavimento intertravado: o que é? Quais são as vantagens?

Utilizado nos Estados Unidos e em países europeus há mais de três décadas, o pavimento intertravado de concreto vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e paisagismo no Brasil.

VER MAIS
concreto-sustentavel-827x433

Blocos de concreto sustentáveis

Composto por água, cimento e outros agregados, o concreto é o material mais utilizado na construção civil, tanto em sua forma simples quanto associado a armaduras.

VER MAIS
Tetracon-Enchente-827x433

Saiba o que fazer com o carro durante e depois de uma enchente

Enchentes costumam trazer grandes complicações e uma delas diz respeito aos veículos que acabam sendo acometidos por alagamentos. Nos casos mais simples, a água que entra encharca o assoalho e nos mais complexos…

VER MAIS
bolco-concreto-827x433

Bloco de concreto x bloco cerâmico na alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural é um dos sistemas construtivos mais antigos do mundo e apresenta, como principal característica, um único sistema de vedação e estrutura.

VER MAIS