Tetracon-Concreto-Transparente-827x433 (1)
04 • FEVEREIRO • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

Conheça o concreto para paredes transparentes

Uma descoberta italiana está no centro das discussões da arquitetura moderna que trilha o caminho da sustentabilidade. Trata-se de um novo tipo de concreto feito com resina plástica e que apresenta pequenas aberturas permitindo a entrada da claridade. O que o grupo de italianos, liderado pelo arquiteto Giampaolo Imbrighi em parceria com a empresa Italcementi descobriu foi na verdade o Concreto Translúcido, algo totalmente inovador no setor que cria “paredes transparentes”.

Com esse concreto sustentável a luz natural consegue entrar nos ambientes, o que faz das paredes “janelas gigantes”. Muitos chamam o material de cimento transparente, mas na verdade o nome é i.light. Ele possui dezenas de pequenos orifícios tornando possível a passagem da luz, sem comprometer a integridade da estrutura.

Esse concreto ecológico possui pequenas aberturas que variam de 2 a 3 milímetros de largura – preenchidos com resina – que para serem percebidos é necessário olhar a parede bem de perto, porque vista de longe, ela parece ser construída com um concreto comum. Apenas em dias ensolarados a luz consegue transpor a parede e preencher o ambiente.

Economia

O i.light é realmente um concreto sustentável também pelo fato de possibilitar 20% de transparência, o que gera muita economia de energia elétrica nas construções. Um painel nesse formato pode ser usado para fechar paredes, inclusive substituindo a alvenaria, além de se encaixar perfeitamente nos pisos, escadas, terraços ou até mesmo como elemento de decoração.

De acordo com os criadores, um edifício feito com esse tipo de concreto sustentável proporciona uma economia de energia elétrica semelhante à que economizaria durante o horário brasileiro de verão.

Conceito

O Concreto Translúcido por enquanto é apenas um produto conceitual, mas já está sendo aplicado em alguns edifícios institucionais italianos, como por exemplo o pavilhão da Itália na edição da Expo Shangai de 2010. Apesar de seu custo ser um pouco maior que os painéis de concreto comuns, é mais barato que os painéis de fibra ótica, sem contar que esses últimos ainda gastam energia elétrica.

Inovação

Ao mesmo tempo em que economiza energia elétrica, o Concreto Translúcido é uma forma inovadora de dar estilo a uma construção, porque vai além da estética. O fato de tornar a parede transparente desperta a curiosidade de muitos, pois é algo moderno dentro dos conceitos da arquitetura e da construção civil em geral.

Pesquisas

Embora a descoberta tenha sido patenteada pela empresa italiana, o conceito de Concreto Translúcido despertou o interesse de dois centros de pesquisa no Brasil, que já conseguiram desenvolver o material por aqui. O Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, no Ceará é um deles. O outro é o Laboratório de Tecnologia da Construção da Univates (Universidade do Vale do Taquari), em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Os pesquisadores brasileiros têm como objetivo conseguir reduzir o custo de fabricação do Concreto Translúcido, para que ele possa ganhar mercado.

Apesar de despertar o interesse do mercado da construção civil, o assunto ainda é novo, mas já começa a ganhar espaço e até mesmo interesse de investidores do setor.

Quer encontrar o concreto ideal para sua construção? A Tetracon pode ajudar você!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Concreto-Poroso-Tetracon-827x433

Saiba mais sobre a NBR 16416 para pavimentos permeáveis de concreto

Publicada no início de agosto deste ano, os requisitos e procedimentos da NBR 16416 para pavimentos permeáveis de concreto estabelece os requisitos mínimos para o projeto, a especificação, a execução e a manutenção dos diferentes tipos de pavimentos permeáveis de concreto.

VER MAIS
concreto-sustentavel-827x433

Blocos de concreto sustentáveis

Composto por água, cimento e outros agregados, o concreto é o material mais utilizado na construção civil, tanto em sua forma simples quanto associado a armaduras.

VER MAIS
Tetracon-eólica-827x433

Dinamarca produz a partir do vento 140% de sua demanda por energia elétrica

A energia eólica vem crescendo cada vez mais em diversas partes do mundo como fonte alternativa e sustentável para a geração de eletricidade.

VER MAIS
pavimentacao-827x433

Entenda o que significa pavimentação

Que o pavimento intertravado tem inúmeras vantagens em relação aos demais pavimentos, você já sabe. Mas, afinal, o que é um pavimento? O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura.

VER MAIS