s Conheça o concreto para paredes transparentes | Tetracon Conheça o concreto para paredes transparentes | Tetracon
Conheça o concreto para paredes transparentes

Conheça o concreto para paredes transparentes

04.02.2016 | por: Tetracon

Blog

Conheça o concreto para paredes transparentes

Uma descoberta italiana está no centro das discussões da arquitetura moderna que trilha o caminho da sustentabilidade. Trata-se de um novo tipo de concreto feito com resina plástica e que apresenta pequenas aberturas permitindo a entrada da claridade. O que o grupo de italianos, liderado pelo arquiteto Giampaolo Imbrighi em parceria com a empresa Italcementi descobriu foi na verdade o Concreto Translúcido, algo totalmente inovador no setor que cria “paredes transparentes”.

Com esse concreto sustentável a luz natural consegue entrar nos ambientes, o que faz das paredes “janelas gigantes”. Muitos chamam o material de cimento transparente, mas na verdade o nome é i.light. Ele possui dezenas de pequenos orifícios tornando possível a passagem da luz, sem comprometer a integridade da estrutura.

Esse concreto ecológico possui pequenas aberturas que variam de 2 a 3 milímetros de largura – preenchidos com resina – que para serem percebidos é necessário olhar a parede bem de perto, porque vista de longe, ela parece ser construída com um concreto comum. Apenas em dias ensolarados a luz consegue transpor a parede e preencher o ambiente.

Economia

O i.light é realmente um concreto sustentável também pelo fato de possibilitar 20% de transparência, o que gera muita economia de energia elétrica nas construções. Um painel nesse formato pode ser usado para fechar paredes, inclusive substituindo a alvenaria, além de se encaixar perfeitamente nos pisos, escadas, terraços ou até mesmo como elemento de decoração.

De acordo com os criadores, um edifício feito com esse tipo de concreto sustentável proporciona uma economia de energia elétrica semelhante à que economizaria durante o horário brasileiro de verão.

Conceito

O Concreto Translúcido por enquanto é apenas um produto conceitual, mas já está sendo aplicado em alguns edifícios institucionais italianos, como por exemplo o pavilhão da Itália na edição da Expo Shangai de 2010. Apesar de seu custo ser um pouco maior que os painéis de concreto comuns, é mais barato que os painéis de fibra ótica, sem contar que esses últimos ainda gastam energia elétrica.

Inovação

Ao mesmo tempo em que economiza energia elétrica, o Concreto Translúcido é uma forma inovadora de dar estilo a uma construção, porque vai além da estética. O fato de tornar a parede transparente desperta a curiosidade de muitos, pois é algo moderno dentro dos conceitos da arquitetura e da construção civil em geral.

Pesquisas

Embora a descoberta tenha sido patenteada pela empresa italiana, o conceito de Concreto Translúcido despertou o interesse de dois centros de pesquisa no Brasil, que já conseguiram desenvolver o material por aqui. O Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, no Ceará é um deles. O outro é o Laboratório de Tecnologia da Construção da Univates (Universidade do Vale do Taquari), em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Os pesquisadores brasileiros têm como objetivo conseguir reduzir o custo de fabricação do Concreto Translúcido, para que ele possa ganhar mercado.

Apesar de despertar o interesse do mercado da construção civil, o assunto ainda é novo, mas já começa a ganhar espaço e até mesmo interesse de investidores do setor.

Quer encontrar o concreto ideal para sua construção? A Tetracon pode ajudar você!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo