O paver, pavimento intertravado de concreto, ganhou espaço no mercado brasileiro nos últimos anos, substituindo o asfalto para a pavimentação de ruas, calçadas, praças, parques e áreas de estacionamento.
Um dos maiores atrativos deste material é a grande diversidade de formas e desenhos dos blocos de concreto disponíveis no mercado, possibilitando a criação de diversos layouts de piso.
Diante da importância da estética para os pavimentos revestidos com o paver, é fundamental sua manutenção e limpeza para que o material não perca a atratividade. Mas como manter a beleza do pavimento intertravado?
As eflorescências correspondem a um dos principais problemas enfrentados para a manutenção do pavimento intertravado. Entenda o que são essas manchas esbranquiçadas e como podem ser evitadas e limpas:
As eflorescências são manchas esbranquiçadas que se desenvolvem de forma natural na superfície de produtos feitos à base de cimento. Elas ocorrem devido à reação química entre o hidróxido de cálcio, componente do cimento Portland, e o dióxido de carbono presente no ar. O resultado desta reação é o carbonato de cálcio, cuja cor branca mancha a superfície dos blocos de concreto com o passar o tempo.
Apesar do aspecto esbranquiçado que causa preocupação, os efeitos das eflorescências nos blocos de concreto são apenas estéticos, não alterando a resistência, nem a durabilidade do concreto.
A eflorescência é um fenômeno passageiro – ou seja, desaparece com o passar do tempo -, mas pode levar alguns anos para tal. Dado o peso da questão estética para o pavimento intertravado, é comum que não se deseje esperar este tempo, recorrendo a alguns procedimentos de limpeza e manutenção para remover as manchas.
A facilidade de manutenção é uma das principais vantagens do pavimento intertravado sobre outras soluções de revestimento, principalmente sobre o asfalto.
A limpeza do paver é usualmente realizada de maneira convencional, utilizando-se de uma vassoura com cerdas duras para esfregar, além de água e sabão.
A remoção da efervescência no paver pode ser realizada por meio da lavagem do pavimento com produtos específicos para tal: os removedores de eflorescência. Também os removedores de argamassa são eficientes para este caso, compostos à base de ácidos cítricos e biodegradáveis que contribuem para a limpeza das manchas brancas decorrentes das eflorescências.
Como já citamos, a eflorescência é um fenômeno natural, decorrente da interação de componentes do cimento com o dióxido de carbono presente no ar.
Dado que esta reação não prejudica o desempenho do bloco de concreto, a estética é a principal razão para medidas visando evitar a eflorescência.
Uma das melhores soluções para tal é a impermeabilização dos blocos de concreto logo na implementação do piso. Além de reduzir a eflorescência, os impermeabilizantes contribuem para realçar as cores do paver, além de protegerem o material contra os efeitos da radiação solar.
Recomenda-se que a limpeza do pavimento intertravado de concreto seja realizada de maneira periódica, contribuindo para a durabilidade e a beleza deste revestimento.
Durante os processos de manutenção, é importante, porém, estar atento às juntas, evitando perder a areia que contribui para o travamento adequado do paver.
Você já conhecia o fenômeno da eflorescência nos pavimentos de concreto? Compartilhe suas experiências nos comentários!
Um olhar sobre os materiais da construção civil para minimizar o impacto ambiental é uma preocupação latente nos dias de hoje. A baixa emissão de carbono, uso eficiente dos recursos hídricos e sustentabilidade ambiental tornam-se uma mais-valia…
VER MAISAs empresas da construção civil de hoje em dia tem trabalhado constantemente e investido bastante tempo e recursos para atender as exigências do seu público que são cada vez maiores.
VER MAISO setor da construção civil tem, sem dúvida alguma, papel fundamental para os objetivos globais de desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das maiores responsáveis pela utilização de energia e o consumo de recursos naturais…
VER MAISNas últimas décadas, o ramo da construção civil passou por grandes inovações. Dentre elas está a utilização de estruturas pré-moldadas ou pré-fabricadas, que proporcionam economia, agilidade nos processos…
VER MAIS