limpar-a-eflorescencia-em-pavers-827x433
23 • MAIO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Como limpar a eflorescência em pavers

O paver, pavimento intertravado de concreto, ganhou espaço no mercado brasileiro nos últimos anos, substituindo o asfalto para a pavimentação de ruas, calçadas, praças, parques e áreas de estacionamento.

Um dos maiores atrativos deste material é a grande diversidade de formas e desenhos dos blocos de concreto disponíveis no mercado, possibilitando a criação de diversos layouts de piso.

Diante da importância da estética para os pavimentos revestidos com o paver, é fundamental sua manutenção e limpeza para que o material não perca a atratividade. Mas como manter a beleza do pavimento intertravado?

As eflorescências correspondem a um dos principais problemas enfrentados para a manutenção do pavimento intertravado. Entenda o que são essas manchas esbranquiçadas e como podem ser evitadas e limpas:

O que são eflorescências?

As eflorescências são manchas esbranquiçadas que se desenvolvem de forma natural na superfície de produtos feitos à base de cimento. Elas ocorrem devido à reação química entre o hidróxido de cálcio, componente do cimento Portland, e o dióxido de carbono presente no ar. O resultado desta reação é o carbonato de cálcio, cuja cor branca mancha a superfície dos blocos de concreto com o passar o tempo.

As eflorescências danificam o concreto?

Apesar do aspecto esbranquiçado que causa preocupação, os efeitos das eflorescências nos blocos de concreto são apenas estéticos, não alterando a resistência, nem a durabilidade do concreto.

A eflorescência é um fenômeno passageiro – ou seja, desaparece com o passar do tempo -, mas pode levar alguns anos para tal. Dado o peso da questão estética para o pavimento intertravado, é comum que não se deseje esperar este tempo, recorrendo a alguns procedimentos de limpeza e manutenção para remover as manchas.

Como limpar a eflorescência no paver?

A facilidade de manutenção é uma das principais vantagens do pavimento intertravado sobre outras soluções de revestimento, principalmente sobre o asfalto.

A limpeza do paver é usualmente realizada de maneira convencional, utilizando-se de uma vassoura com cerdas duras para esfregar, além de água e sabão.

A remoção da efervescência no paver pode ser realizada por meio da lavagem do pavimento com produtos específicos para tal: os removedores de eflorescência. Também os removedores de argamassa são eficientes para este caso, compostos à base de ácidos cítricos e biodegradáveis que contribuem para a limpeza das manchas brancas decorrentes das eflorescências.

É possível evitar eflorescências no paver?

Como já citamos, a eflorescência é um fenômeno natural, decorrente da interação de componentes do cimento com o dióxido de carbono presente no ar.

Dado que esta reação não prejudica o desempenho do bloco de concreto, a estética é a principal razão para medidas visando evitar a eflorescência.

Uma das melhores soluções para tal é a impermeabilização dos blocos de concreto logo na implementação do piso. Além de reduzir a eflorescência, os impermeabilizantes contribuem para realçar as cores do paver, além de protegerem o material contra os efeitos da radiação solar.

Recomenda-se que a limpeza do pavimento intertravado de concreto seja realizada de maneira periódica, contribuindo para a durabilidade e a beleza deste revestimento.

Durante os processos de manutenção, é importante, porém, estar atento às juntas, evitando perder a areia que contribui para o travamento adequado do paver.

Você já conhecia o fenômeno da eflorescência nos pavimentos de concreto? Compartilhe suas experiências nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Piso-Drenante-Tetracon-1-827x433

Concreto Permeável: o que é? Quais são suas vantagens?

Mesmo que ainda incipiente no Brasil, a tecnologia do concreto permeável ou poroso, vem cada vez mais, sendo mais adotada por projetistas e construtores. Sua extrema aceitação no mercado surge por ser uma alternativa viável e econômica para aumentar a permeabilidade dos terrenos em áreas submetidas a cargas reduzidas.

VER MAIS
Tetracon-Custo-de-uma-obra-827x433

Estimativa de custo de uma obra

Fazer a estimativa do custo de uma obra não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Existem métodos eficientes que tem como objetivo oferecer uma estimativa aproximada dos valores associados com as operações e gestão da obra…

VER MAIS
Tetracon-Coleta-a-Vacuo-827x433

Conheça os detalhes do sistema de coleta de resíduos por sucção

Há décadas, a necessidade de se encontrar formas alternativas para a coleta de lixo convencional e minimizar os custos e os impactos ambientais dessa operação têm levado os pesquisadores a desenvolverem inúmeras tecnologias.

VER MAIS
paver-qualidade-827x433

Reconheça um bom paver

No momento da escolha dos blocos a serem utilizados em pavimentos intertravados são comuns entre consumidores e projetistas dúvidas com relação aos produtos oferecidos no mercado.

VER MAIS