lider-produtividade-827x433
14 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Como grandes líderes fomentam produtividade no trabalho de suas equipes

A figura de liderança é fundamental para o empenho, a motivação, a produtividade e o comprometimento dos colaboradores de uma organização.

Assim, o sucesso desta depende diretamente de como é realizado o gerenciamento das equipes, e tem como base a relação entre líderes e colaboradores.

Mais do que um cargo, a liderança depende de algumas atitudes que contribuem não somente para alcançar os objetivos da organização, mas também para garantir a satisfação e a produtividade dos colaboradores.

Mas como um líder pode contribuir para a produtividade da sua equipe? Confira algumas dicas:

Cuidado com o ambiente de trabalho

A produtividade e o empenho de uma equipe tende a ser maior quando a organização oferece a esta as ferramentas necessárias para a realização de suas tarefas e um ambiente de trabalho agradável.

Cabe ao líder identificar as necessidades e anseios de sua equipe e investir em um ambiente que os satisfaça, oferecendo, por exemplo, locais adequados e confortáveis para o descanso e a realização de refeições, bem como equipamentos e procedimentos que contribuam para a produtividade.

Comunicação com a equipe

A capacidade de se comunicar é característica essencial às figuras de liderança. Transitar entre os diferentes perfis de colaboradores, sabendo ouvi-los e identificando suas principais qualidades e pontos fracos contribui para que o líder seja capaz de organizar melhor sua equipe, acompanha-la e tomar decisões mais assertivas.

É importante, assim, que o líder mantenha um bom relacionamento com seus colaboradores, utilizando sua linguagem e mantendo sempre um canal aberto para a comunicação.

Feedbacks e elogios

O feedback é uma ferramenta fundamental para a atuação de um líder. Consiste em uma conversa com o colaborador na qual são apontados os pontos de melhoria em seu trabalho, bem como as atividades que foram desenvolvidas com sucesso.

Para tal, é importante que a liderança seja capaz de identificar o momento apropriado, bem como evitar que a conversa assuma um tom pessoal: o feedback deve ser sempre voltado para a realização de um trabalho melhor.

De forma geral, é interessante realizar elogios em público, motivando e incentivando os demais membros da equipe, e levar para conversas particulares os erros ou falhas cometidos pelo colaborador.

Incentivo à produtividade

Um dos papéis de uma figura de liderança é identificar e trabalhar nas questões que prejudicam a produtividade da sua equipe. Assim, é importante não somente manter um relacionamento próximo com os funcionários, mas acompanhar de perto as atividades realizadas por estes.

No ramo da construção civil, imprevistos e alterações de última hora podem gerar queda na motivação e no empenho da equipe, sendo essencial a figura do líder para incentivar e conduzir os colaboradores.

Entendimento das tarefas

Realizar uma tarefa sem entender o porquê ou a importância desta é extremamente desestimulante. Assim, é essencial que o líder seja capaz de explicar e contextualizar na organização as atividades desenvolvidas pela equipe, explicando-a de que forma se inserem no planejamento estratégico na organização e como contribuem para atingir os objetivos desta.

Garantir que seus funcionários entendem a tarefa que estão realizando é uma excelente forma de se obter maior participação, motivação e empenho.

E você, como vem incentivando a produtividade dos seus colaboradores? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Concreto-Permeável-Tetracon-1-1-827x433

Saiba mais sobre como surgiu o concreto permeável (e suas principais vantagens para a humanidade)

O concreto permeável vem sendo cada vez mais adotado em projetos de engenharia, arquitetura e paisagismo como alternativa para aumentar a permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas.

VER MAIS
bloco-sextavado-827x433 (1)

Como instalar o bloquete sextavado

O bloquete sextavado, em formato hexagonal, é muito utilizado como material para pavimentação de áreas de tráfego pesado, como pátios de transportadoras, vias internas de instalações industriais e estacionamentos.

VER MAIS
Como-Assentar-o-Piso-Intertravado-827x433 (1)

Veja nosso passo a passo da execução do pavimento intertravado

Na construção civil, opções práticas são muito valorizadas, pois permitem que o trabalho seja bem realizado sem atrasar os prazos de entrega da obra. Um exemplo destas opções práticas é o piso intertravado.

VER MAIS
iluminaca-smart-city-827x433

Pavimento inteligente ilumina a Smart City à noite

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial vive atualmente em centros urbanos, percentual que deve atingir os 70% até o ano de 2030.

VER MAIS