Os pavimentos intertravados de concreto têm origem nos revestimentos em pedra, muito utilizados em Roma e na Mesopotâmia. Composto por pedras de concreto assentados sobre uma camada de areia e travados entre si através do atrito entre as laterais das peças, o paver é capaz de suportar as cargas e pressões resultantes de diferentes tipos de tráfego, até mesmo de veículos pesados.
A indústria da construção civil é uma das principais responsáveis pelo consumo de recursos naturais no planeta, de forma que a preocupação com as questões de sustentabilidade, principalmente no que se refere à disposição de resíduos, vem crescendo em diversas partes do mundo.
Também o paver vem recebendo investimentos nesse sentido, com a utilização de resíduos produzidos na indústria siderúrgica para a fabricação dos bloquetes de concreto.
A indústria siderúrgica é uma das mais importantes atividades econômicas no Brasil. Suas atividades são, porém, responsáveis por uma significativa geração de resíduos e consumo de recursos naturais, afetando severamente o meio ambiente.
As preocupações com questões ambientais e a escassez de recursos naturais vêm incentivando a busca por soluções para a reutilização e incorporação desses resíduos no desenvolvimento de produtos para a construção civil.
Estima-se que, no ano de 2007, a produção siderúrgica brasileira gerou aproximadamente 3,2 milhões de toneladas de escória de aciaria, resultante da transformação do ferro gusa líquido e/ou sucata em aço.
A geração de resíduos é uma das maiores preocupações das atividades industriais com relação aos impactos que causam no meio ambiente.
Visando reutilizar e incorporar esses resíduos na fabricação de novos produtos, pesquisas vêm sendo realizadas no sentido de substituir os agregados utilizados para a produção de blocos de concreto pela escória de aciaria, resultantes dos processos siderúrgicos.
Em países como os Estados Unidos, a Inglaterra, o Japão e o Canadá, essas escórias já vêm sendo utilizadas para projetos de infraestrutura de estradas, apresentando-se como uma alternativa viável para a substituição dos agregados utilizados para a produção de blocos de concreto para pavimentação.
A produção de blocos de concreto para pavimentação a partir da escória de aciaria, resíduo resultante dos processos da indústria siderúrgica, vem apresentando excelentes resultados no que se refere ao desempenho das peças.
De acordo com as pesquisas, a utilização de agregados de aciaria fisicamente idênticos aos agregados naturais contribui para o desempenho mecânico das peças, sendo ideais para a utilização em vias de tráfego pesado.
As peças produzidas com agregados de escória de aciaria apresentam resistência mecânica à compressão superior aos limites mínimos estabelecidos para as vias urbanas, e valores de compressão superiores aos obtidos com as peças produzidas a partir de agregados convencionais.
Os testes realizados substituíram a areia e a brita, agregados convencionais utilizados para a produção dos bloquetes, pela escória processada proveniente de quatro siderúrgicas na região Sudeste.
Os testes foram realizados com pavers de 35 e 50Mpa e apresentaram resultados positivos, apontando a solução como tecnicamente viável e mais econômica, além de contribuir para reduzir os impactos das indústrias siderúrgica e de construção no meio ambiente.
Você já conhecia a possibilidade de utilização de resíduos da indústria siderúrgica para a fabricação de blocos de concreto para pavimentação? Conte para a gente nos comentários!
A alvenaria estrutural é um sistema construtivo que não conta com vigas e pilares: a própria alvenaria, além de ser elemento de vedação, assume a função de transmitir as cargas da edificação para as fundações.
VER MAISO pavimento intertravado de concreto tem se mostrado muito presente no mercado brasileiro, devido aos diversos benefícios que sua utilização proporciona.
VER MAISO uso do piso intervalado no Brasil não é nenhuma novidade. Desde a década de 50 esse tipo de pavimento vem sendo amplamente utilizado em calçadas, praças, pisos industriais, portos e até aeroportos.
VER MAISO ladrilho hidráulico, cujas primeiras referências de uso remontam ao ano de 1857, vem ganhando cada vez mais espaço como material de acabamento em projetos de decoração, conferindo charme e um ar cool aos ambientes onde é utilizado.
VER MAIS