s Blocos para pavimentação com escória de siderurgia | Tetracon Blocos para pavimentação com escória de siderurgia | Tetracon
Blocos para pavimentação com escória de siderurgia

Blocos para pavimentação com escória de siderurgia

15.06.2017 | por: Tetracon

Blog

Blocos para pavimentação com escória de siderurgia

Os pavimentos intertravados de concreto têm origem nos revestimentos em pedra, muito utilizados em Roma e na Mesopotâmia. Composto por pedras de concreto assentados sobre uma camada de areia e travados entre si através do atrito entre as laterais das peças, o paver é capaz de suportar as cargas e pressões resultantes de diferentes tipos de tráfego, até mesmo de veículos pesados.

A indústria da construção civil é uma das principais responsáveis pelo consumo de recursos naturais no planeta, de forma que a preocupação com as questões de sustentabilidade, principalmente no que se refere à disposição de resíduos, vem crescendo em diversas partes do mundo.

Também o paver vem recebendo investimentos nesse sentido, com a utilização de resíduos produzidos na indústria siderúrgica para a fabricação dos bloquetes de concreto.

Impactos ambientais da siderurgia no Brasil

A indústria siderúrgica é uma das mais importantes atividades econômicas no Brasil. Suas atividades são, porém, responsáveis por uma significativa geração de resíduos e consumo de recursos naturais, afetando severamente o meio ambiente.

As preocupações com questões ambientais e a escassez de recursos naturais vêm incentivando a busca por soluções para a reutilização e incorporação desses resíduos no desenvolvimento de produtos para a construção civil.

Estima-se que, no ano de 2007, a produção siderúrgica brasileira gerou aproximadamente 3,2 milhões de toneladas de escória de aciaria, resultante da transformação do ferro gusa líquido e/ou sucata em aço.

Utilização de resíduos da indústria siderúrgica para a fabricação de bloquetes de concreto

A geração de resíduos é uma das maiores preocupações das atividades industriais com relação aos impactos que causam no meio ambiente.

Visando reutilizar e incorporar esses resíduos na fabricação de novos produtos, pesquisas vêm sendo realizadas no sentido de substituir os agregados utilizados para a produção de blocos de concreto pela escória de aciaria, resultantes dos processos siderúrgicos.

Em países como os Estados Unidos, a Inglaterra, o Japão e o Canadá, essas escórias já vêm sendo utilizadas para projetos de infraestrutura de estradas, apresentando-se como uma alternativa viável para a substituição dos agregados utilizados para a produção de blocos de concreto para pavimentação.

Desempenho de blocos de concreto para pavimentação produzidos a partir da escória da siderurgia

A produção de blocos de concreto para pavimentação a partir da escória de aciaria, resíduo resultante dos processos da indústria siderúrgica, vem apresentando excelentes resultados no que se refere ao desempenho das peças.

De acordo com as pesquisas, a utilização de agregados de aciaria fisicamente idênticos aos agregados naturais contribui para o desempenho mecânico das peças, sendo ideais para a utilização em vias de tráfego pesado.

As peças produzidas com agregados de escória de aciaria apresentam resistência mecânica à compressão superior aos limites mínimos estabelecidos para as vias urbanas, e valores de compressão superiores aos obtidos com as peças produzidas a partir de agregados convencionais.

Os testes realizados substituíram a areia e a brita, agregados convencionais utilizados para a produção dos bloquetes, pela escória processada proveniente de quatro siderúrgicas na região Sudeste.

Os testes foram realizados com pavers de 35 e 50Mpa e apresentaram resultados positivos, apontando a solução como tecnicamente viável e mais econômica, além de contribuir para reduzir os impactos das indústrias siderúrgica e de construção no meio ambiente.

Você já conhecia a possibilidade de utilização de resíduos da indústria siderúrgica para a fabricação de blocos de concreto para pavimentação? Conte para a gente nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo