O piso drenante vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de espaços públicos no Brasil. A utilização desse pavimento permeável contribui para a drenagem das águas pluviais nas grandes cidades, permitindo que a água da chuva penetre no solo e atinja o lençol freático.
Além da permeabilidade, a utilização deste tipo de pavimento oferece diversos outros benefícios, reduzindo a absorção de calor e possibilitando a realização de obras mais simples e rápidas.
Na cidade de Goiânia, diversas iniciativas têm incentivado o uso do pavimento permeável, adotado como solução de revestimento para o piso da Praça Cívica, uma das mais importantes da cidade. Confira alguns projetos em Goiânia que reforçam a presença do pavimento drenante:
Construída em 1933, a Praça Cívica de Goiânia perdeu suas características originais à medida em que a cidade cresceu e se transformou ao seu redor.
O projeto de revitalização desta praça teve como objetivo não somente restaurar seus monumentos e recuperar suas qualidades paisagísticas, mas também a adoção de soluções sustentáveis que contribuíssem para o meio ambiente.
Para tal, o asfalto que recobria o piso quase em sua totalidade foi substituído pelo pavimento drenante. Em cor vermelha, o novo pavimento permeável proporcionou à praça uma nova estética, além de contribuir para o escoamento das águas da chuva.
Localizada na esquina da Rua 27 com a T-50, a Praça Consciente é a primeira praça sustentável de Goiânia. O projeto foi desenvolvido por iniciativa da Consciente Construtora e Incorporadora, em parceria com a prefeitura da cidade.
Uma das grandes inovações do projeto foi a substituição do gramado por uma vegetação mais diversificada, em composição com o piso drenante.
O uso deste piso contribui para que seja alcançada a permeabilidade ideal na praça, permitindo a passagem de até 90% da água e evitando, assim, a formação de alagamentos.
Outra das inovações propostas é o armazenamento desta água em caixas de retenção, localizadas abaixo do pavimento permeável, podendo ser reaproveitada para outros fins, como limpeza e irrigação.
A calçada consciente foi desenvolvida através de uma parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura da cidade com o objetivo de favorecer a mobilidade e a acessibilidade, bem como valorizar a permeabilidade do solo e a drenagem urbana.
Para tal, utilizou-se do pavimento permeável para o revestimento do piso, favorecendo o escoamento da água da chuva e sua absorção pelo lençol freático.
Na etapa inicial do projeto, 112,94 m² de pavimento permeável foram implantados em associação com valas de infiltração e drenantes, garantindo que o volume de água seja corretamente direcionado para o solo e para o lençol freático.
Como você pôde perceber, cada vez mais o setor da construção no Brasil vem se voltando para as questões de sustentabilidade, adotando como estratégia de projeto medidas que visem reduzir os impactos no meio ambiente.
Neste contexto, o pavimento permeável tem crescido como solução ecologicamente correta para projetos de áreas externas, permitindo composições paisagísticas criativas e interessantes em associação com a vegetação.
Você já conhecia estes projetos em Goiânia? O que achou deles? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!
Usado para obras viárias, calçadas, passeios, praças, pisos industriais e até mesmo pátios de aeroportos, o piso intertravado é um moderno substituto dos paralelepípedos.
VER MAISOs pavimentos intertravados de concreto têm origem nos revestimentos em pedra, muito utilizados em Roma e na Mesopotâmia. Composto por pedras de concreto assentados sobre uma camada de areia…
VER MAISO Brasil ainda é um dos recordistas em desperdício da construção civil, um erro que a maioria dos países desenvolvidos está conseguindo erradicar.
VER MAISO pavimento permeável vem ganhando cada vez mais espaço como solução de sustentabilidade para projetos urbanos. Podendo ser utilizado em áreas como pátios, estacionamentos, calçadas, ciclovias e vias de tráfego médio…
VER MAIS