s A presença do piso drenante em Goiânia | Tetracon A presença do piso drenante em Goiânia | Tetracon
A presença do piso drenante em Goiânia

A presença do piso drenante em Goiânia

06.06.2017 | por: Tetracon

Blog

A presença do piso drenante em Goiânia

O piso drenante vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de espaços públicos no Brasil. A utilização desse pavimento permeável contribui para a drenagem das águas pluviais nas grandes cidades, permitindo que a água da chuva penetre no solo e atinja o lençol freático.

Além da permeabilidade, a utilização deste tipo de pavimento oferece diversos outros benefícios, reduzindo a absorção de calor e possibilitando a realização de obras mais simples e rápidas.

Na cidade de Goiânia, diversas iniciativas têm incentivado o uso do pavimento permeável, adotado como solução de revestimento para o piso da Praça Cívica, uma das mais importantes da cidade. Confira alguns projetos em Goiânia que reforçam a presença do pavimento drenante:

Revitalização da Praça Cívica

Construída em 1933, a Praça Cívica de Goiânia perdeu suas características originais à medida em que a cidade cresceu e se transformou ao seu redor.

O projeto de revitalização desta praça teve como objetivo não somente restaurar seus monumentos e recuperar suas qualidades paisagísticas, mas também a adoção de soluções sustentáveis que contribuíssem para o meio ambiente.

Para tal, o asfalto que recobria o piso quase em sua totalidade foi substituído pelo pavimento drenante. Em cor vermelha, o novo pavimento permeável proporcionou à praça uma nova estética, além de contribuir para o escoamento das águas da chuva.

Praça Consciente

Localizada na esquina da Rua 27 com a T-50, a Praça Consciente é a primeira praça sustentável de Goiânia. O projeto foi desenvolvido por iniciativa da Consciente Construtora e Incorporadora, em parceria com a prefeitura da cidade.

Uma das grandes inovações do projeto foi a substituição do gramado por uma vegetação mais diversificada, em composição com o piso drenante.

O uso deste piso contribui para que seja alcançada a permeabilidade ideal na praça, permitindo a passagem de até 90% da água e evitando, assim, a formação de alagamentos.

Outra das inovações propostas é o armazenamento desta água em caixas de retenção, localizadas abaixo do pavimento permeável, podendo ser reaproveitada para outros fins, como limpeza e irrigação.

Calçadas sustentáveis

A calçada consciente foi desenvolvida através de uma parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura da cidade com o objetivo de favorecer a mobilidade e a acessibilidade, bem como valorizar a permeabilidade do solo e a drenagem urbana.

Para tal, utilizou-se do pavimento permeável para o revestimento do piso, favorecendo o escoamento da água da chuva e sua absorção pelo lençol freático.

Na etapa inicial do projeto, 112,94 m² de pavimento permeável foram implantados em associação com valas de infiltração e drenantes, garantindo que o volume de água seja corretamente direcionado para o solo e para o lençol freático.

Como você pôde perceber, cada vez mais o setor da construção no Brasil vem se voltando para as questões de sustentabilidade, adotando como estratégia de projeto medidas que visem reduzir os impactos no meio ambiente.

Neste contexto, o pavimento permeável tem crescido como solução ecologicamente correta para projetos de áreas externas, permitindo composições paisagísticas criativas e interessantes em associação com a vegetação.

Você já conhecia estes projetos em Goiânia? O que achou deles? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo