concreto-drenante-827x433 (1)
06 • JUNHO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

A presença do piso drenante em Goiânia

O piso drenante vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de espaços públicos no Brasil. A utilização desse pavimento permeável contribui para a drenagem das águas pluviais nas grandes cidades, permitindo que a água da chuva penetre no solo e atinja o lençol freático.

Além da permeabilidade, a utilização deste tipo de pavimento oferece diversos outros benefícios, reduzindo a absorção de calor e possibilitando a realização de obras mais simples e rápidas.

Na cidade de Goiânia, diversas iniciativas têm incentivado o uso do pavimento permeável, adotado como solução de revestimento para o piso da Praça Cívica, uma das mais importantes da cidade. Confira alguns projetos em Goiânia que reforçam a presença do pavimento drenante:

Revitalização da Praça Cívica

Construída em 1933, a Praça Cívica de Goiânia perdeu suas características originais à medida em que a cidade cresceu e se transformou ao seu redor.

O projeto de revitalização desta praça teve como objetivo não somente restaurar seus monumentos e recuperar suas qualidades paisagísticas, mas também a adoção de soluções sustentáveis que contribuíssem para o meio ambiente.

Para tal, o asfalto que recobria o piso quase em sua totalidade foi substituído pelo pavimento drenante. Em cor vermelha, o novo pavimento permeável proporcionou à praça uma nova estética, além de contribuir para o escoamento das águas da chuva.

Praça Consciente

Localizada na esquina da Rua 27 com a T-50, a Praça Consciente é a primeira praça sustentável de Goiânia. O projeto foi desenvolvido por iniciativa da Consciente Construtora e Incorporadora, em parceria com a prefeitura da cidade.

Uma das grandes inovações do projeto foi a substituição do gramado por uma vegetação mais diversificada, em composição com o piso drenante.

O uso deste piso contribui para que seja alcançada a permeabilidade ideal na praça, permitindo a passagem de até 90% da água e evitando, assim, a formação de alagamentos.

Outra das inovações propostas é o armazenamento desta água em caixas de retenção, localizadas abaixo do pavimento permeável, podendo ser reaproveitada para outros fins, como limpeza e irrigação.

Calçadas sustentáveis

A calçada consciente foi desenvolvida através de uma parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura da cidade com o objetivo de favorecer a mobilidade e a acessibilidade, bem como valorizar a permeabilidade do solo e a drenagem urbana.

Para tal, utilizou-se do pavimento permeável para o revestimento do piso, favorecendo o escoamento da água da chuva e sua absorção pelo lençol freático.

Na etapa inicial do projeto, 112,94 m² de pavimento permeável foram implantados em associação com valas de infiltração e drenantes, garantindo que o volume de água seja corretamente direcionado para o solo e para o lençol freático.

Como você pôde perceber, cada vez mais o setor da construção no Brasil vem se voltando para as questões de sustentabilidade, adotando como estratégia de projeto medidas que visem reduzir os impactos no meio ambiente.

Neste contexto, o pavimento permeável tem crescido como solução ecologicamente correta para projetos de áreas externas, permitindo composições paisagísticas criativas e interessantes em associação com a vegetação.

Você já conhecia estes projetos em Goiânia? O que achou deles? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Concreto-Permeável-Tetracon-1-1-827x433

Saiba mais sobre como surgiu o concreto permeável (e suas principais vantagens para a humanidade)

O concreto permeável vem sendo cada vez mais adotado em projetos de engenharia, arquitetura e paisagismo como alternativa para aumentar a permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas.

VER MAIS
bloco-sextavado-827x433 (1)

Como instalar o bloquete sextavado

O bloquete sextavado, em formato hexagonal, é muito utilizado como material para pavimentação de áreas de tráfego pesado, como pátios de transportadoras, vias internas de instalações industriais e estacionamentos.

VER MAIS
limpeza-e-manutencao-dos-pavimentos-intertravados-big1-827x433

Como fazer a manutenção do piso intertravado

A facilidade de manutenção e limpeza é uma das vantagens da utilização dos pavimentos intertravados. A exposição às condições ambiente e intempéries faz com que o paver acumule uma camada de sujeira ao longo do tempo…

VER MAIS
iluminaca-smart-city-827x433

Pavimento inteligente ilumina a Smart City à noite

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial vive atualmente em centros urbanos, percentual que deve atingir os 70% até o ano de 2030.

VER MAIS