Quando adotado durante a fase de projeto permite um au- mento real da área construída, uma vez que áreas antes con- sideradas impermeáveis como rampas de garagem e bordas de piscina por exemplo, com o ECODRENO podem ser con- sideradas permeáveis para efeito de aprovação;
A forma de instalação recomendada que aumenta a cama- da drenante permite que o pavimento funcione como uma caixa de retenção ou reservatório da água pluvial aliviando o sistema de drenagem urbana e contribuindo diretamente na redução das enchentes nos grandes centros urbanos;
É ecológico por devolver a água da chuva para os lençóis sub- terrâneos;
Tem um alto conforto térmico, pois devido aos poros, o sol não incide sobre toda a superfície do pavimento;
Permite projetos arrojados de arquitetura e paisagismo devi- do à grande possibilidade de formatos e cores.
O concreto poroso é novo no Brasil. Foi nor- matizado em setembro de 2015 pela NBR 16416:2015 - PAVIMENTOS PERMEÁVEIS DE CONCRETO da Associação Brasileira de Nor- mas Técnicas (ABNT).
Para ensaiar o piso quanto à sua permeab- ilidade foi necessário desenvolver o ensaio junto ao Laboratório Carlos Campos. Desta forma fomos o primeiro piso drenante do estado de Goiás a ter o piso drenante lauda- do por um laboratório de renome.
O resultado do ensaio foi o seguinte: “A amostra ensaiada apresentou coeficiente de permeabilidade de 4,5 x 10-3 m/s sen- do classificada com grau de permeabilidade alta, podendo-se considerar 100% permeável. Conforme a NBR 16416:2015, independente do tipo de revestimento adotado, deve apresentar quando recém-construído, coeficiente de permeabilidade maior que 10-3 m/s.
Isso significa que atingimos um valor 4,5 vez- es maior do que o da norma. O Ecodreno é 450% mais permeável que o recomen- dado.
Sobre a resistência, a NBR 16416:2015 de- termina que o concreto permeável deve ter a resistência mínima de 20 MPA. Nos ensaios do laboratório Carlos Campos o ECODRENO Tetracon excede os 25 MPA, atendendo a norma com folga considerável.
O ECODRENO é fabricado em diversos formatos e pode ser usado para o tráfego de pedestres até caminhões.
As peças podem ser fabricadas na cor cinza natural ou pigmenta- das nas cores a seguir: