Concreto-Textil-Tetracon-827x433
21 • MARçO • 2016 | POR: ADMINISTRADOR

Você já conhece as inovações do concreto têxtil?

O concreto armado é um dos sistemas construtivos mais utilizados em projetos de arquitetura e engenharia ao redor do mundo. Consiste basicamente na utilização de armaduras de aço associadas aos elementos estruturais em concreto, conferindo ao material estabilidade e resistência, e compensando sua baixa resistência à tração.

Desenvolvido na Alemanha, após mais de 20 anos de pesquisa, o concreto têxtil foi “descoberto” em 2009, e tende a revolucionar a construção civil nas próximas décadas. Formado por uma rede polímeros, fibras de carbono, vidro e resinas epóxi, o material promete substituir as armaduras em aço que compõem a estrutura do concreto armado, trazendo a estas diversas vantagens. Confira mais informações sobre este material:

O que é o concreto têxtil?

A denominação do material tem origem em sua configuração semelhante à de um tecido. A utilização de materiais leves na forma de tecidos técnicos já vem sendo utilizada de forma complementar ou substituindo os materiais convencionais na indústria automobilística e na produção de aeronaves, e atinge a construção civil através do concreto têxtil. Um polímero introduzido no concreto substitui as armaduras tradicionais, permitindo estruturas mais leves e com sessões menores: apresenta 25% do peso do concreto armado, e garante a este tanta resistência quanto as armaduras em aço.

Flexibilidade do projeto arquitetônico

O concreto têxtil confere maior flexibilidade de soluções criativas em projetos arquitetônicos, uma vez que permite que este seja moldado de diversas maneiras. As peças pré-fabricadas podem apresentar 10mm de espessura, e garantem uma resistência à tração de até 165 MPa. A primeira aplicação prática do material se encontra na cidade de Albstadt, Alemanha: uma passarela de 100m de comprimento, inaugurada em 2010, que surpreende visitantes pela elegância e esbelteza de sua estrutura.

Economia de material e sustentabilidade

Uma das questões solucionadas pela utilização do concreto têxtil é o cobrimento das armaduras convencionais: o aço é um material que oxida em contato com a água, de forma que deve ser recoberto por grandes quantidades de concreto para sua proteção. O concreto têxtil permite, assim, economia de material na obra, bem como reduzir as emissões de CO2 relacionadas a esta devido à questão do transporte. O novo sistema construtivo é, ainda, mais durável, exigindo menos rotinas de manutenção e consertos na estrutura de concreto.

Concreto têxtil no Brasil

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem desenvolvendo pesquisas com concreto têxtil no Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais. Pretende-se que sejam construídas dentro do campus universitário obras semelhantes à passarela alemã, melhorando os acessos às paradas de ônibus.

O concreto têxtil é definido pelos pesquisadores alemães como “o concreto armado do futuro”, e apresenta como principais propriedades e vantagens a redução dimensional da estrutura e sua elevada resistência, bem como uma maior flexibilidade para o desenvolvimento do projeto. Além disso, evita problemas relacionados à corrosão do aço das armaduras convencionais, podendo ser utilizado para a construção de estruturas que devem ficar em contato direto com a água.

A Tetracon é uma empresa especializada em estruturas pré-moldadas em concreto, garantindo qualidade e excelência aos projetos de seus clientes. Responsabilidade ambiental e sustentabilidade são preocupações constantes da Tetracon em suas obras, trabalhando com materiais como pisos drenantes em concreto. Conheça mais sobre a Tetracon, e entre em contato conosco para o seu projeto!

E você, o que achou do concreto têxtil? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Ciclovia-Holanda-Tetracon-827x433

Na Holanda, ciclovia produz energia a partir de luz solar

Como uma alternativa ao trânsito intenso de veículos, vários países tem intensificado a construção e aperfeiçoamento de ciclovias. Em muitos casos, a bicicleta representa um deslocamento mais ágil e que traz vários benefícios ao usuário e ao ambiente.

VER MAIS
estruturas-pre-moldadas-de-concreto-827x433

Quais normas devem ser cumpridas na fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto?

Há anos, a pré-fabricação de estruturas de concreto já faz parte da realidade da construção civil brasileira. O processo industrializado possibilita a utilização de técnicas mais eficientes e racionais…

VER MAIS
tipos-de-brita-827x433

Conheça os principais tipos de brita utilizados na construção civil

No ramo da construção civil, a brita sempre foi um material indispensável na fabricação de concretos, no assentamento de rodovias e na edificação de empreendimentos comerciais e habitacionais.

VER MAIS
piso-intertravado-asfalto-827x433

Pavimento intertravado vira “asfalto ecológico”

As consequências do amplo uso desse material são claras nas grandes cidades: devido à sua cor escura, o asfalto absorve os raios solares, contribuindo para a elevação da temperatura nos centros urbanos, onde a poluição dificulta a dispersão do calor.

VER MAIS