O concreto armado é um dos sistemas construtivos mais utilizados em projetos de arquitetura e engenharia ao redor do mundo. Consiste basicamente na utilização de armaduras de aço associadas aos elementos estruturais em concreto, conferindo ao material estabilidade e resistência, e compensando sua baixa resistência à tração.
Desenvolvido na Alemanha, após mais de 20 anos de pesquisa, o concreto têxtil foi “descoberto” em 2009, e tende a revolucionar a construção civil nas próximas décadas. Formado por uma rede polímeros, fibras de carbono, vidro e resinas epóxi, o material promete substituir as armaduras em aço que compõem a estrutura do concreto armado, trazendo a estas diversas vantagens. Confira mais informações sobre este material:
A denominação do material tem origem em sua configuração semelhante à de um tecido. A utilização de materiais leves na forma de tecidos técnicos já vem sendo utilizada de forma complementar ou substituindo os materiais convencionais na indústria automobilística e na produção de aeronaves, e atinge a construção civil através do concreto têxtil. Um polímero introduzido no concreto substitui as armaduras tradicionais, permitindo estruturas mais leves e com sessões menores: apresenta 25% do peso do concreto armado, e garante a este tanta resistência quanto as armaduras em aço.
O concreto têxtil confere maior flexibilidade de soluções criativas em projetos arquitetônicos, uma vez que permite que este seja moldado de diversas maneiras. As peças pré-fabricadas podem apresentar 10mm de espessura, e garantem uma resistência à tração de até 165 MPa. A primeira aplicação prática do material se encontra na cidade de Albstadt, Alemanha: uma passarela de 100m de comprimento, inaugurada em 2010, que surpreende visitantes pela elegância e esbelteza de sua estrutura.
Uma das questões solucionadas pela utilização do concreto têxtil é o cobrimento das armaduras convencionais: o aço é um material que oxida em contato com a água, de forma que deve ser recoberto por grandes quantidades de concreto para sua proteção. O concreto têxtil permite, assim, economia de material na obra, bem como reduzir as emissões de CO2 relacionadas a esta devido à questão do transporte. O novo sistema construtivo é, ainda, mais durável, exigindo menos rotinas de manutenção e consertos na estrutura de concreto.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem desenvolvendo pesquisas com concreto têxtil no Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais. Pretende-se que sejam construídas dentro do campus universitário obras semelhantes à passarela alemã, melhorando os acessos às paradas de ônibus.
O concreto têxtil é definido pelos pesquisadores alemães como “o concreto armado do futuro”, e apresenta como principais propriedades e vantagens a redução dimensional da estrutura e sua elevada resistência, bem como uma maior flexibilidade para o desenvolvimento do projeto. Além disso, evita problemas relacionados à corrosão do aço das armaduras convencionais, podendo ser utilizado para a construção de estruturas que devem ficar em contato direto com a água.
A Tetracon é uma empresa especializada em estruturas pré-moldadas em concreto, garantindo qualidade e excelência aos projetos de seus clientes. Responsabilidade ambiental e sustentabilidade são preocupações constantes da Tetracon em suas obras, trabalhando com materiais como pisos drenantes em concreto. Conheça mais sobre a Tetracon, e entre em contato conosco para o seu projeto!
E você, o que achou do concreto têxtil? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!
Uma descoberta italiana está no centro das discussões da arquitetura moderna que trilha o caminho da sustentabilidade. Trata-se de um novo tipo de concreto feito com resina plástica e que apresenta pequenas aberturas permitindo a entrada da claridade.
VER MAISO pavimento intertravado de concreto vem crescendo no mercado como uma alternativa ao asfalto para a pavimentação de áreas externas como calçadas, praças, pátios de estacionamento e até mesmo ruas.
VER MAISOs termos “artefatos de cimento” e “artefatos de concreto” são muito comuns na indústria da construção civil e definem, de forma geral, peças de diferentes tamanhos, constituídas ou de argamassa (cimento, areia e água) ou de concreto (areia, pedra e água)…
VER MAISO concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil brasileira e exige no momento de sua compra atenção com relação a diversos fatores, de forma a garantir o desempenho das estruturas prediais.
VER MAIS