Meio-fio-de-concreto-pre-moldado-1-827x433
12 • ABRIL • 2019 | POR: ADMINISTRADOR

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

O meio-fio, também conhecido em alguns lugares como guia, é um elemento que divide o passeio público e a calçada das ruas, avenidas e locais de tráfego de veículos. Apesar de haver a possibilidade de fazer um meio-fio de outros materiais, como pedras por exemplo, o material mais largamente utilizado em todo o Brasil é o concreto.

Há duas formas básicas de se fazer um meio de concreto: moldá-lo no local ou utilizar peças pré-moldadas. Cada uma destas opções tem a sua peculiaridade, formas de execução e também vantagens e desvantagens.

O que é o meio-fio?

O meio-fio é conhecido também como guia e lancil, e se trata de um elemento de concreto que exerce a função de limitador físico do leito carroçável (ruas, avenidas, estradas) e do passeio público (calçadas).

Através do meio-fio é possível evitar que o fluxo de águas precipitadas (enxurrada) avancem sobre o passeio público, e consequentemente invada as edificações. A sarjeta é o espaço destinado à drenagem de água, sendo desnivelada em relação ao pavimento. As guias direcionam o fluxo de água na sarjeta até os pontos de escoamento e drenagem pluvial.

O meio-fio e as guias também são importantes para demarcação de áreas de fluxo, como por exemplo canteiros centrais, interseções, rotatórias, obras de arte, e demais situações específicas.

Em situações residenciais e para o paisagismo, os meio-fios também são importantes para delimitar e separar áreas de plantio, passeios, calçadas, trilheiros. E em todas as situações onde é instalado um piso intertravado, o travamento lateral das peças é feito com um meio-fio de concreto.

Execução de um meio-fio

Existem duas formas mais comumente utilizadas de se executar um meio-fio: moldado no local com fôrmas deslizantes ou com peças pré-moldadas de concreto. As duas maneiras se utilizam do mesmo material, contudo a forma de aplicação e tipo de execução são diferentes.

Meio-fio com formas deslizantes

Este tipo de meio-fio é moldado in-loco com a utilização de fôrmas metálicas deslizantes, que são acopladas em uma máquina automotriz que despeja o concreto, e já é capaz de executar meio-fio e sarjeta ao mesmo tempo.

O método construtivo consiste nas seguintes etapas:

➡ Demarcação de níveis, cotas e alinhamento.

O primeiro passo da execução de um meio-fio moldado in-loco é marcação do alinhamento e das cotas de nível conforme especificados no projeto. Para auxiliar as marcações são utilizadas estacas de madeira, onde são demarcados os níveis que irão guiar os serviços de escavação;

➡ Escavação
A escavação tem o objetivo de fazer a cova onde será executado o meio-fio. A profundidade deve seguir as especificações de projeto;

➡ Regularização do terreno
Depois de realizada a escavação da cova, é preciso regularizar o terreno ao longo da região escavada, compactando o solo no fundo e mantendo uma superfície uniforme. Este procedimento garante uma melhor uma concretagem para regular e uniforme.

➡ Lançamento do concreto
Como se trata de um volume grande de concreto, é recomendado utilizar concreto usinado, garantindo uma maior produtividade na mão-de-obra e mais agilidade na execução do serviço. O concreto é lançado por extrusão através de uma fôrma metálica específica para execução de meio-fio.

➡ Execução de juntas de dilatação
A execução das juntas de dilatação são feitas a cada 12 metros. As juntas são importantes pontos de alívio de tensões, permitindo a movimentação térmica e diminuindo assim a incidência de fissuras e trincas;

➡ Cura
A atenção durante a cura do concreto garante que não haverá perda excessiva de água nas primeiras horas, que acaba sendo um agente formador de fissuras. Uma cura bem feita garante também o concreto atinja as resistências características.

➡ Tratamento das juntas
É recomendado também que as juntas sejam tratadas, normalmente com material asfáltico.

Meio-fio pré-moldado

O meio-fio pré-moldado de concreto já chega até o local da obra pronto para ser executado. As peças são fabricadas em ambiente industrial, onde é possível controlar e fiscalizar todas as etapas do processo, desde a pesagem dos agregados até a preparação e logística de transporte até a obra.

Dessa forma, é fundamental que as peças sejam adquiridas de fornecedores confiáveis, para que as peças sejam uniformes e resistentes. Neste sentido, é preferível adquirir meio-fio de concreto de indústrias certificadas, com maquinário específico para a produção destas peças.

Execução de meio-fio pré-moldado de concreto:

➡ Demarcação de níveis, cotas e alinhamento
A primeira etapa da execução de meio-fio pré-moldado de concreto também consiste na marcação dos níveis, com auxílio de estacas de madeira e linhas bem esticadas;

➡ Escavação
A seguir é feita a escavação da cova onde serão instaladas as peças de concreto, obedecendo os níveis e cotas estabelecidos no projeto ou conforme a necessidade do local;

➡ Regularização
A cova deve ser regularizada e compactada, garantindo assim uma execução mais uniforme do meio-fio de concreto. Em terrenos sem suporte ou situações específicos, o projeto pode conter uma base de 5cm de concreto no fundo para apoio das peças;

➡ Assentamento das peças
O assentamento do meio-fio é feito com argamassa, respeitando os níveis estabelecidos no projeto e demarcados no local. Em regiões de curvas acentuadas é necessário promover o corte das peças;

➡ Rejunte
Ao final da execução é feito um rejunte nos encontros das peças com argamassa de traço 1:3.

Piso intertravado e meio-fio de concreto

No caso da utilização de pavimentos e calçadas com pisos intertravados de concreto, o travamento lateral das peças é feito com meio-fio pré-moldado de concreto. O travamento lateral promovido pelas peças pré-moldadas de meio-fio garante o atrito lateral do piso intertravado.

A execução do meio-fio de concreto pré-moldado é feito antes da execução do pavimento intertravado, já delimitando a área do piso.

Com a utilização de meio-fio pré-moldado a execução de um piso intertravado ganha em segurança, solidez e principalmente em agilidade. A produtividade da mão-de-obra melhor significativamente quando não é preciso moldar o concreto no local e aguarda o processo de cura.

A Tetracon, localizada em Goiânia, é referência em pré-moldado de concreto como pisos intertravados e meio-fio, atendendo todo país. Tire todas as suas dúvidas sobre pré-moldados de concreto com a Tetracon.

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Piso-Drenante-Tetracon-1-827x433

Concreto Permeável: o que é? Quais são suas vantagens?

Mesmo que ainda incipiente no Brasil, a tecnologia do concreto permeável ou poroso, vem cada vez mais, sendo mais adotada por projetistas e construtores. Sua extrema aceitação no mercado surge por ser uma alternativa viável e econômica para aumentar a permeabilidade dos terrenos em áreas submetidas a cargas reduzidas.

VER MAIS
Tetracon-Custo-de-uma-obra-827x433

Estimativa de custo de uma obra

Fazer a estimativa do custo de uma obra não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Existem métodos eficientes que tem como objetivo oferecer uma estimativa aproximada dos valores associados com as operações e gestão da obra…

VER MAIS
Nova-Lei-de-Calcadas

Guia Completo: Nova Lei de Calçadas de Goiânia

As calçadas são elementos de destaque no urbanismo das cidades. Uma cidade com calçadas padronizadas, bem estruturadas e seguras, garante os deslocamentos urbanos das pessoas, a acessibilidade e a travessia segura de pedestres e ciclistas.

VER MAIS
lider-produtividade-827x433

Como grandes líderes fomentam produtividade no trabalho de suas equipes

A figura de liderança é fundamental para o empenho, a motivação, a produtividade e o comprometimento dos colaboradores de uma organização.

VER MAIS