s 8 dicas sobre o uso de blocos de concreto na decoração | Tetracon 8 dicas sobre o uso de blocos de concreto na decoração | Tetracon
8 dicas sobre o uso de blocos de concreto na decoração

8 dicas sobre o uso de blocos de concreto na decoração

18.04.2017 | por: Tetracon

Blog

8 dicas sobre o uso de blocos de concreto na decoração

A reutilização de materiais e as técnicas de DIY (do inglês “Do It Yourself” ou “Faça você mesmo”) vêm ganhando cada vez mais espaço, trazendo para projetos de decoração e paisagismo elementos inusitados.

Neste contexto, tijolos e blocos de concreto podem ser utilizados na composição de diversos tipos de ambientes, conferindo personalidade à decoração através de um ar mais rústico e industrial.

O aspecto grosseiro dos blocos de concreto faz com que muitas pessoas se enganem com relação à sua aplicação como elemento decorativo.

Mas, se utilizado da maneira certa, o material permite diversas criações interessantes para ambientes externos e internos. Confira algumas dicas sobre a utilização de blocos de concreto na decoração e entenda por que reinventar o uso deste material pode ser uma boa ideia!

1. Blocos de concreto na decoração de salas

Na decoração de salas de estar e de jantar, os blocos e tijolos de concreto podem ser excelentes aliados para dar ao ambiente um visual mais moderno.

Podem ser utilizados na confecção de bases de apoio para sofás, mesas de centro e mesas de jantar, além de outras peças de mobiliário, como aparadores e estantes.

O tom cinza e discreto do concreto permite que seu uso seja associado ao de materiais como o vidro e a madeira, bem como a tonalidades fortes, como o vermelho ou o amarelo.

2. Blocos de concreto na decoração de quartos

Sim, os blocos e tijolos de concreto também podem ser utilizados na decoração de quartos! É comum que as pessoas vejam este material como bruto demais para a decoração mais suave e aconchegante de um dormitório.

Mas o material pode trazer personalidade ao ambiente, permitindo a confecção de escrivaninhas, aparadores e até mesmo apoio para camas e sofás. Os nichos dos blocos também podem ser utilizados para organizar objetos como sapatos e livros, por exemplo.

3. Decoração de áreas externas com blocos de concreto

Às áreas externas, os blocos de concreto oferecem diversas possibilidades criativas. Peças em diferentes tamanhos e modelos permitem a criação de estruturas modulares dinâmicas para acomodar plantas.

Os blocos vazados são os mais utilizados neste tipo de composição, tendo seus vãos aproveitados para o plantio. Em projetos de paisagismo, os blocos também podem ser utilizados para a personalização de bancos e sofás.

4. Pintura de blocos de concreto

Trazendo ainda mais possibilidades para a decoração de ambientes internos e externos, os blocos de concreto podem ser pintados. Seja para melhorar o aspecto cru da peça ou trazer mais cor para a decoração do ambiente, a pintura dos blocos requer uma preparação anterior.

A superfície deve, antes de receber a tinta, ser selada com a utilização de um primer. Existem no mercado diversas opções de tintas para utilização no material, oferecendo um ótimo acabamento para peças de mobiliário.

5. Solução simples e baratas

Tijolos e blocos de concreto podem ser facilmente encontrados em lojas de materiais de construção. E o melhor: por preços que não pesam no seu orçamento.

Também podem ser reutilizados de obras de construção ou reforma realizadas na sua casa ou até mesmo em edifícios da sua vizinhança. Além de ser uma solução barata, a decoração com blocos de concreto é bastante simples e pode ser realizada por qualquer um, seguindo algumas recomendações.

6. DIY: decoração com blocos de concreto

Alguns pontos merecem atenção antes de começar a montagem de uma peça ou móvel com tijolos ou blocos de concreto por conta própria.

No caso de peças grandes, que requerem a utilização de muitos blocos – como estantes, por exemplo – é importante verificar o projeto estrutural da sua casa ou apartamento, certificando-se de que ele é capaz de suportar o peso do novo móvel.

Antes de iniciar a montagem, recomenda-se também a utilização de um verniz nas peças, de forma a evitar que soltem resíduos.

E então, você já conhecia todas estas aplicações para o bloco de concreto? O que achou de sua utilização na decoração? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

Voltar

você também pode gostar destes artigos

20.04.2019 | por: Tetracon

Tetracon responde: dúvidas comuns sobre Concreto!

Leia mais
Meio-fio
12.04.2019 | por: Tetracon

Meio-fio de concreto pré-moldado e in-loco

Leia mais
10.04.2019 | por: Tetracon

Como assentar paver?

Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba novidades e tendências sobre pavers e muito mais, direto no seu email.

VENHA FAZER UMA VISITA

whatsapp logo